Páginas

quinta-feira, 23 de julho de 2009

IMAX

ESCREVENDO TUDO EM LETRAS GRANDES PORQUE ESTAMOS FALANDO DE IMAX!

http://takinovertheworld.files.wordpress.com/2009/04/imax_shark_big.jpg



Imagem Maximum (IMAX) é um formato de filme criado pela canadense IMAX Corporation que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes. Uma tela padrão IMAX tem 22 metros (72 pés) de largura e 16,1 metros (53 pés) de altura, mas podem ser maiores. Em 2008, IMAX é o sistema mais largamente usado para formatos-grandes e apresentações especiais de filmes. Em Março de 2007, havia 280 cinemas IMAX em 39 países (60% deles localizados no Canada e Estados Unidos). Metade desses são cinemas comerciais e metade são educacionais.

Variações do formato tradicional IMAX incluem IMAX Dome (usando uma platéia inclinada), IMAX 3D e IMAX Digital. A mais larga tela de IMAX Dome no mundo são os Big Cinemas IMAX em Mumbai, India com uma área de tela de 1.180 m2 (12.700 pés quadrados). A mais larga tela retangular de IMAX no mundo está localizada no IMAX Theatre Sydney em Sydney, Australia, de tamanho 1.051 m2 (11.315 pés quadrados) e também equipada para mostrar filmes.

http://www.hmnsmedia.org/files/marketing/Specialevents/WorthamIMAX-1.jpg

Essa imagem não aparece inteira mas se você quiser ver ela em na integra clica aqui

http://www.sinemag.com/images/jmovies/img_pictures/u23d1.jpg


Para criar a ilusão de profundidade tridimensional, o processo IMAX 3D utiliza duas lentes para representar os olhos direito e esquerdo. A gravação é feita em em dois rolos de filme para os olhos esquerdo e direito , projectando-los simultaneamente, os telespectadores podem ser enganados para ver uma imagem 3D em uma tela em 2D. A câmera IMAX 3D é pesada, pesando mais de 113 kg. Isto torna difícil para filmar no local documentários.

Alguns filmes foram apresentados em 3D Real D também têm sido apresentadas em IMAX 3D como Monstros vs Alienígenas da Dreamworks ,e U2 3D.

Existem dois métodos para criar a ilusão 3D no cinema. A primeira envolve polarização. Durante a projeção, o olho esquerdo e direito são imagens polarizada perpendicular a um outra é como eles são projetados para a tela IMAX. Em especial usando óculos com lentes polarizadas nas respectivas direcções para coincidir com a projecção, a imagem do olho esquerdo podem ser visualizadas somente pelo olho esquerdo uma vez que a polarização da lente esquerda cancelará o fato da projeção do olho direito , a imagem do olho direito podem ser vistos apenas pelo olho direito uma vez que a polarização da lente irá anular o direito que da progeção do olho esquerdo . Outro método de projeção 3D envolve LCD obturador óculos. Estes óculos conter painéis LCD que são sincronizados com o projetor que alterna rapidamente a 96 frames por segundo entre a esquerda ea direita exibindo imagens que são vistas por momentaneamente o olho apropriado, permitindo que o olho do painel para se tornar transparente, enquanto a outra permanece opaco. Enquanto os painéis dentro destes activos-obturador óculos 3D suplente a 96 fotogramas por segundo, o próprio filme é exibido a 24 quadros por segundo.

Um problema específico que enfrentamos filmes 3D é que o efeito 3D não prorrogar passado os limites da física tela. É por esta razão que a tela deve ser suficientemente grande para cobrir a maior do telespectador da visão periférica possível. Outro problema com cinema IMAX 3D é devido a uma diferença intrínseca entre nossos olhos e formato do filme. Devido ao grande negativas, profundidade de campo é drasticamente reduzido, provocando muitas vezes uma distração representação da cena. Filmes imagens geradas por computador não tem este problema, visto que eles são capazes de controlar a profundidade de campo nas imagens para permitir tudo para estar em foco. Enquanto alguns podem argumentar que isso é menos do que regular artística 2D filmes que propositadamente empregar raso profundidade de campo por razões estéticas,telas IMAX ocupam mais da visão do espectador do que regular 2D filmes e, portanto, o telespectador pode ser desorientado ao ver imagens que são fora de foco.

http://www.albergocamay.it/IMAX%206.jpg

IMAX Digital

Uma versão digital do IMAX começou em 2008. O novo sistema é apenas uma projeção padrão; não existem câmeras digitais IMAX.

Sistemas IMAX digitais pode mostrar um conteúdo normal , 3D em IMAX ICD ou no formato digital. O sistema digital reduz a necessidade do uso de volumosos filme bobinas e facilita a distribuição IMAX,é o mais compacto dos equipamentos digitais, o sistema pode caber dentro de um cinema multiplex normal em vez do complexo especializado como edifícios IMAX exigem normalmente.

Apesar dessas vantagens, uma grande desvantagem é a resolução da imagem é muito inferior ao normal do IMAX. As telas usadas por IMAX digital são também instalações muito menores do que aqueles encontrados nos tradicionais cinemas IMAX.

IMAX digital usa atualmente dois projetores com resolução de 2K, tecnologia que juntamente com partes do sistema IMAX. A resolução 2K são duas imagens projetadas sobre si, produzindo uma imagem que é, potencialmente, uma resolução ligeiramente maior do que cinema digital comum.

http://www.movie-info.com/IMAX/images/DINO3D.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba as postagens do blog pelo E-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner