Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Os 20 anos de Use Your Illusion II

<wikipediamod on>Use Your Illusion II é o quarto álbum de estúdio da banda americana Guns N' Roses, lançado simultaneamente com Use Your Illusion I.Use Your Illusion II é o mais popular dos dois lançamentos.</wikipediamod off>

gunsniiAgora que o álbum já foi devidamente apresentado vamos as suas características antes de começar uma análise a fundo sobre ele:

 

#Título

Compositor(es) Duração

#1 "Civil War"

Axl Rose, Slash, Duff McKagan 7:36
#2 "14 Years" Izzy Stradlin, Rose 4:17
#3 "Yesterdays" Rose, West Arkeen, Del James, Billy McCloud 3:13
#4 "Knockin' on Heaven's Door" Bob Dylan 5:36
#5 "Get in the Ring" Rose, Slash, McKagan 5:41
#6 "Shotgun Blues" Rose 3:23
#7 "Breakdown Rose 6:58
#8 "Pretty Tied Up" Stradlin 4:46
#9 "Locomotive" Slash, Rose 8:42
#10 "So Fine" McKagan 4:09
#11 "Estranged" Rose 9:24
#12 "You Could Be Mine" Stradlin 5:48
#13 "Don't Cry"(letras alternadas) Stradlin, Rose 4:42
#14 "My World" Rose 1:24

 

Bem, eu toco guitarra mas isso não quer dizer nada, essa análise não será sobre a musicalidade do álbum, que diga-se de passagem é excelente, queria fazer uma análise sobre as letras e seus vários significados (digo vários, não por terem duplo sentido, mas porque cada um entende do seu jeito), sei que poderei tomar pedradas, mas não vou analisar todas as musicas, vou analisar as que mais gosto (sim! eu tenho opnião) e as que fazem mais sentido pra mim. Começando com…

"So Fine" (letra)

Gosto muito dessa música porque quando a escutei, logo vi que me identificava muito com a letra, em vários aspectos da minha vida. A letra ao meu ver fala de um homem que estava desiludido com sua vida (Well I'd look right up at night…And all I'd see was darkness/Bem, eu olhava pro céu à noite…E tudo que via era escuridão) e conhece uma garota que o torna sua vida bem melhor(Now I see the stars alright…I wanna reach right up and grab one for you/Agora eu vejo bem as estrelas…Eu quero chegar lá em cima e pegar uma pra você), em um resumo a letra fala sobre um homem que se encontrou com um relacionamento.

"Estranged" (letra) o clip deve ser visto!

Queria deixar minha música preferida do “Use 2” pro final, mas não vou conseguir e logo vou falar dela. Sem dúvida, poderia ser a última música do álbum, deixaria ele com um significado muito mais grandioso do que já é, pois musicalmente o álbum iria decrescendo musicalmente com suas letras ficando cada vez mais “depressivas” e tristes.Estranged fala sobre o divórcio (Seems everything we've ever known is here…Why must it drift away and die?/Parece que tudo o que sempre soubemos está aqui…Porque isto deveria derivar e morrer?), a música é a minha preferida simplesmente porque nesse disco é que apresenta melhor letra, seguida por Don’t Cry com as letras alteradas e Civil War, além de Breakdown que considero uma boa música.Mas voltando a Estranged, considero os 4 minutos finais dela um dos melhores já escritos, só perdendo pros 3 minutos finais de Coma, que muitos consideram os melhoras da história da música. Como já dito a letra fala sobre o divórcio, mas ao meu ver esse ato não é recíproco(I'll never find anyone to replace you…Guess I'll have to make it through…This time, oh this time, without you/Eu nunca vou achar ninguém para te substituir…Vejo que terei que superar isso, dessa vez…Dessa vez...Sem você). Para terminar essa música fecha com chave de ouro a trilogia dos “Use your Illusion” que será abordada mais pra frente.

"Don't Cry"(letras alternadas) (letra)

Diferente da sua irmã homonima, a versão do segundo álbum ainda continua falando do amor(And when you're in need of someone…My heart won't deny you/E quando você precisar de alguém…Meu coração não vai te negar), mas dessa vez, um amor sem esperanças diferente do visto na versão original(I know the things you wanted…They're not what you have/Eu sei que as coisas que você queria…Não são as que você tem). Enquanto sua irmã fala sobre um amor que talvez esteja pra acontecer,(Somethings changing inside you…And don't you know/Algo está mudando dentro de você…E Você não sabe) a versão de 1991 fala sobre um relacionamento conturbado que está prestes a acabar.Essa versão não participa da famosa e misteriosa(já que nunca foi oficializada) “Trilogia dos Use you Illusions”.

“14 Years” (letra)

Não que não goste muito dessa música, gosto dela, mas é que sem querer desmerecer a letra se resume a um garoto de 14 anos que está bem puto bravo com sua mãe(You just don't step inside to 14 years…So hard to keep my own head... that's what I say/Você simplesmente entra nos 14 anos…Tão difícil de manter minha própria cabeça... é o que eu digo) e que planeja viver seus últimos 4 anos de liberdade menoridade(Well I'm past the point of concern…It's time to play…These last 4 years of madness/Bem, eu passei do ponto de me preocupar…É hora de jogar…Estes últimos 4 anos de loucura) intensamente e quem sabe descontroladamente.

Trilogia dos Use Your Illusions

Criada por fans, a trilogia junta três obras em uma espécie de linha de tempo no que se diz respeito a relacionamentos conturbados. A primeira música dessa trilogia é Don’t Cry, mas a versão do Use you Illusion 1 com as letras originais,pode-se perceber tanto pelo clip como pela letra que nessa versão a música trata do namoro inocente, ainda que no clip os integrantes da banda passem por situações instáveis nos seus respectivos relacionamentos.Também é possível fazer outra analogia, bem peculiar, se repararmos nos clipes das três musicas todos falam sobre relacionamentos (namoro,casamento,divorcio), mas além disso em todos os vídeos sempre vemos o Gun’s fazendo shows, começando com um show pra ninguém no alto de um prédio, em Don’t Cry, passando pelo show no teatro em November Rain, até lotarem estádios em Estranged. Portanto podemos analisar essa linha, como a própria história da banda e seu publico que vai cada vez aumentando mais. Segue abaixo os clipes na ordem “cronológica”.

Letra 

letra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba as postagens do blog pelo E-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner